← Voltar Publicado em

O que muda para as Eleições 2020 e como se adaptar as suas adversidades?

Por: Maria Júlia Araújo

Este ano será um ano atípico para as Eleições 2020. A pandemia do COVID-19 tem provocado mudanças em todo o Brasil e o pleito não ficou de fora das transformações. A fim de garantir a segurança de candidatos, equipes, funcionários e eleitores, se fez necessário adaptar o calendário eleitoral.

As alterações afetam diretamente as campanhas, votações, convenções partidárias e a relação dos candidatos com as novas tecnologias. Em meio a tantas dúvidas, ainda há tempo de se programar, cumprir com os novos prazos e realizar uma campanha eleitoral[1] efetiva e de sucesso!

Quer saber o que muda para as Eleições 2020 e como se adaptar a todas essas transformações? Confira!

SUMÁRIO DE CONTEÚDO ELEIÇÕES 2020

- O que muda para as Eleições 2020?

- O novo Calendário Eleitoral

- Legislação Eleitoral

- Como se adaptar?

O QUE MUDA PARA AS ELEIÇÕES 2020?


A principal e mais urgente alteração no pleito deste ano, diz respeito as datas das eleições municipais de 2020, para os cargos de Prefeitos e Vereadores. A pandemia provocou o adiamento das votações, das convenções partidárias e estipulou novos prazos.

Por hora, a medida decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encerrou as especulações acerca da prorrogação dos mandatos atuais até os pleitos de 2022 e uma possível eleição unificada.

As modificações foram feitas na tentativa de realizar uma eleição segura, em meio ao caos e dificuldades causados pela pandemia. Apesar de muitas decisões já terem sido estipuladas, ainda há alterações em aberto.

Caso os municípios estejam vivenciando um período de crise, devido ao COVID-19, próximo a data prevista, será possível adiar, ainda mais, os pleitos. O novo adiamento precisará ser aprovado pelo Congresso e a data limite para as Eleições 2020 está determinada para o dia 27 de dezembro.

Além das mudanças relacionadas ao calendário eleitoral, as Eleições 2020 apresentam alterações legislativas e alertam para a crescente transformação digital que vem ocorrendo nas eleições no Brasil.

O NOVO CALENDÁRIO ELEITORAL

A Emenda Constitucional nº 107/2020, que adia as eleições municipais de 2020, alterou o calendário eleitoral. Lembrando que os prazos já transcorridos, não serão reabertos e as alterações afetam apenas os eventos futuros. Confira as principais mudanças de acordo com TSE:

Pleitos

As eleições de primeiro turno que aconteceriam no dia 4 (1° turno) e 25 (2° turno) de outubro, foram adiadas para os dias 15 e 29 de novembro.

Convenções partidárias

As convenções partidárias poderão ser realizadas, de forma virtual, no período de 31 de agosto a 16 de setembro.

Candidaturas

O período de solicitações para registro de candidaturas poderá ser feito no período de 31 de agosto a 26 de setembro.

Propaganda eleitoral

A partir do dia 27 de setembro estarão liberadas as propagandas eleitorais.

Diplomação

O prazo final para diplomação dos eleitos está determinado para o dia 18 de dezembro.

LEGISLAÇÃO ELEITORAL

Apesar das alterações no calendário eleitoral terem causado alarde, as eleições de 2020 também sofreram alterações legislativas. A Lei 13.877/19 determinou mudanças importantes e é preciso que candidatos e partidos se mantenham informados sobre as atualizações.

A principal mudança proíbe coligações partidárias para os cargos de vereadores. A prática que era comum nos anos anteriores, está autorizada somente para candidatos a prefeitos, ou seja, as Eleições de 2020 estarão mais competitivas.

Neste ano, os candidatos estão limitados a gastar até 10% dos limites previstos para autofinanciamento de sua campanha.

Outra mudança importante diz respeito a autorização de propaganda digital com impulsionamento de publicações e anúncios pagos em ferramentas de buscas e redes sociais.

Mas atenção! Propaganda eleitoral online no dia das eleições é considerada boca de urna e é passível de penalização. Porém, podem permanecer os impulsionamentos e os conteúdos já contratados antes desta data.

Grandes alterações foram feitas para que as Eleições 2020 acompanhem o fluxo de transformações que vem atingido a nossa sociedade. Essas mudanças apontam para um único caminho: é preciso se adequar ao mundo digital.

COMO SE ADAPTAR?

O primeiro passo para se adaptar a todas essas transformações é se manter informado. O Brasil está passando por um momento de incertezas e estar sempre atualizado das novas medidas é essencial.

Estes períodos de crises alertam para a importância de possuir um planejamento estratégico. Com a equipe e análises certas, os riscos podem ser previstos e trabalhados de maneira assertiva. Ou seja, se organizar de forma estratégica é essencial para lidar com as adversidades.

Tenha ao seu lado os profissionais necessários, conte com especialistas em legislação que saibam te guiar, respeitando as leis e garantindo a segurança de sua campanha.

Quanto às inovações tecnológicas nas Eleições 2020, é preciso seguir o fluxo. O eleitorado, também, está vivenciando todas estas mudanças e está ficando mais exigente.

Ter uma equipe especializada em marketing político digital agora é uma necessidade. A internet pede conteúdos de qualidade, gerenciamento de rede, automação de informações e ferramentas digitais. A união dessas ações é o caminho certo para uma campanha eleitoral efetiva e de sucesso.